12
fev
10

Deus, Alá, HaShem… – Um homem sério

Vou começar dizendo que não tenho nada contra a escolha de religião do povo. Religião é que nem futebol, política: cada um acredita (torce) no que acha mais conveniente, convincente. A propósito, sou agnóstico.
Um homem sério se trata de uma comédia de humor negro, sobre uma família judia e os problemas que o pai  vem enfrentando. Michael Stuhlbarg interpreta muito bem o papel de pai (Larry), o que pra mim foi o ponto mais forte do filme.
Maaas, como no post sobre 500 dias com ela, eu nao vou falar sobre Um homem sério. Vou falar sobre um diálogo entre Arthur e Larry.
Vamos pensar no diálogo como uma crítica a qualquer religião. Ou melhor, em qualquer religioso, indiferente da religião. Aquela pessoa que acredita em Deus, mas quando as coisas dão erradas, a culpa é sempre de “Deus”. Para essas pessoas, Deus não existe mais, até acontecer um “milagre”, e por coincidência elas voltarem a acreditar no “poder divino “. Vou citar um livro que aborda esse tema, fluentemente:
A cabana. Mesmo eu não acreditando em Deus, santos e tudo mais, o livro abriu minha cabeça para vários ângulos sobre religião.
Vamos para o diálogo então. Arthur esta passando por uma fase difícil, assim como o irmão, muita coisa aconteceu/esta acontecendo em sua vida, portanto:
Diálogo entre Arthur e Larry
Arthur: É tudo uma merda! Só uma maldita merda!
Olha só tudo que Hashem te deu!
O que ele me deu? Ele não me deu nada!
Você tem uma familia, um emprego!
Hasem não me deu nada. Droga nenhuma.
A passagem parece ser um pouco vaga. E de fato é. Mas observando a profundo, você vai se familiarizar com essa passagem sendo dita por colegas, familiares etc.. Eu ja vi muito disso; Agora eu pergunto: Como Deus vai dar alguma coisa pra alguem? Vai mandar sedex? Aparecer na porta da casa vestido de presente de aniversário? Acredito que não. Como ja disse, não acredito em Deus, e nem tento mudar a cabeça de ninguem em questão religiosa, mas usar um ser maior como desculpa pra tudo que der errado na vida, é pura covardia.
No fim do diálogo, Larry fecha com chave de ouro:
Larry: Não é justo culpar Hashem.
Às vezes… Às vezes VOCÊ tem que se ajudar!
Concordemos! Não creio que alguem ficou rico, encontrou sua alma gêmea, ou fez algo importante na vida, só esperando cair alguma coisa do céu, ou acontecer um ato celestial diante de seus olhos.
Enfim, a galera deve estar se perguntando: “Whatafuck César? Pra que fazer um post como este?”.
A resposta fica por intermédio de cada um.
[/OFF]
Boom, sexta feira, dia de follow friday no twitter, dia de curtir o happy hour etc..
Decidi levar adiante essas postagens com passagens e diálogos; achei interessante, um pouco filosófica (dependendo do ponto de vista) e com questões que realmente valem o debate!
Pra finalizar então, o @daniel_correa vai ajudar em uma coluna, mensal se não nos enganamos, sobre filmes nacionais. Isso se Deus não interferir celestialmente no twitter,no blog e tudo mais né?!

0 Respostas to “Deus, Alá, HaShem… – Um homem sério”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário


fevereiro 2010
S T Q Q S S D
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728

Categorias

Blog Stats

  • 9.001 hits